No panorama atual de arquitetura de interiores, artes e design, em que uma quantidade significativa de projetos de arquitetura de interiores nos é apresentada com conceitos minimalistas e com referências a elementos de decoração que buscam cada vez mais as formas puras e as intervenções denominadas “clean”, em paralelo, percebemos a criação de uma nova identidade visual que está sendo criada a partir do momento em que diversos artistas resgatam uma clássica técnica artística que destaca-se na ambientação de interiores : a técnica da pintura em aquarela.
A referência de gravuras e desenhos muito utilizados nos anos 80 para decoração de papéis de carta, juntamente com o resgate da técnica artesanal do desenho feito à mão são exemplos de elementos definidores para o retorno de uma arte que expressa a linguagem clássica e que foge do minimalismo.
Relembrando um pouco da história, desde o século XVIII, artistas famosos desenvolveram muitos desenhos aquarelados, como por exemplo o pintor romântico inglês Willian Turner. Este veio a influenciar grandes pintores impressionistas como Pierre Auguste Renoir e Claude Monet, dos famosos jardins de Monet, que aplicaram a técnica da aquarela em pinturas de óleo sob tela.
O reaparecimento da aquarela está muito presente atualmente nas decorações de festas infantis no formato de painéis decorativos de planos de fundo, na papelaria com a criação de embalagens personalizadas, papéis para convites de festas, cartões, lembrancinhas, etc.
Trazemos alguns exemplos do trabalho da Artbytrix – ilustrações e design, que já desenvolve ilustrações utilizadas em decorações, papelaria e retratos.
Esse panorama nos mostra o grande potencial da aquarela para se incorporar ao projeto de arquitetura de interiores, principalmente no que diz respeito aos espaços infantis de dormitórios, brinquedotecas e espaços de lazer, devido à delicadeza e significado artístico que a técnica possui com a finalidade de trazer a personalidade infantil à decoração. A inspiração tem grande potencial para elevar a aquarela em um nível de grande reconhecimento artístico e possibilitando sua futura aplicação em papéis de parede, gravuras de parede, quadros e até pinturas personalizadas nas paredes.
Sem dúvida uma tendência a ser muito explorada e em breve utilizada pelos mais conceituados projetos de arquitetura de interiores.
Gostou do tema? Veja mais referências de aquarelas em nossa pasta do Pinterest no link abaixo:
https://br.pinterest.com/izabelapaganiarquitetura/aquarela/