Uma das grandes tendências apresentadas este ano é o movimento de trazer a natureza para mais perto do nosso dia-a-dia, seja na moda, no design de objetos e principalmente na arquitetura de interiores no momento em que escolhemos a “cara” da nossa casa.
Neste clima de primavera, trazemos a discussão deste tema, que já é destaque das passarelas e de grandes marcas reconhecidas do design, como tendência para o verão de 2018.
Inspirada também na natureza, a marca Tiffany da alta-joalheira criou a coleção The Art of the Wild com a referência da flora e fauna da selva e florestas tropicais. A aplicação acontece nos mais diversos modelos: pingentes, anéis, colares, etc.
Quando o assunto é moda, acompanhamos o desenvolvimento do tema nas estampas de vestidos e looks de destaque nas passarelas, como o vestido em algodão da Sissa de Alessandra Affonso Ferreira e Andreia Serra Madeira, indicado pela lifestylist Isabella Giobbi, com divulgação pela Vogue. Os estampados abstratos com esta inspiração na natureza também já fizeram sucesso e causaram impacto nas passarelas do New York Fashion Week, como mostra a referência apresentada pelo style Jason Moody em seu Instagram, com as estampas em verdes e azuis.
No design de objetos temos grandes marcas que estão investindo nas cerâmicas e porcelanas decoradas para entrar na tendência do “tropical chic”. A Le Lis Blanc trabalha com uma estampa floral no prato raso de porcelana branco com diversas cores, enquanto a Etna apresenta o verde com o laranja e azul no prato em melamina.
Na arquitetura, já percebemos a utilização das flores e folhagens em grande escala nos projetos de interiores, seja no jardim particular, em arranjos de centros de mesa ou vasos decorativos.
Agora, o conceito do jardim está sendo explorado e indo além da utilização do elemento físico propriamente dito, mas também utilizado em móveis, quadros, tecidos e papeis de parede através da aplicação de estampas que saem do comum e ilustram tudo o que existe de mais contemporâneo em relação ao uso das flores e folhagens.
As folhas, principalmente em tons de verde Greenery, cor já apontada como tendência pela Pantone para o ano, adicionam frescor à decoração da casa de maneira despretensiosa e despojada. Já as flores trazem o conceito romântico, bucólico e aconchegante ao ambiente.
Os desenhos e ilustrações são indicações perfeitas para o décor vintage que compõem muito bem os quadros e telas. Já para quem não gosta de arriscar nas cores e texturas, trazemos também alguns exemplos de estampas monocromáticas em que as gravuras se adaptam ao ambiente minimalista e ainda proporcionam sofisticação.
Pois bem, percebemos que temos opções para todos os gostos e que vale muito a pena aproveitar as dicas para que o projeto de interiores possa incorporar sem medo esta tendência lindíssima de valorização da natureza.
Veja mais referências em nossa pasta no Pinterest no link abaixo:
https://br.pinterest.com/izabelapaganiarquitetura/estampas-flores-e-folhagens-prints-flowers-and-fol/